Iteração fractal da erótica da natureza

A vida a desdobrar-se, o tecido conjuntivo a ganhar corpo

 

Tenho-me sentido bastante perdida, confusa e, acima de tudo, a afogar-me. Nos meus artigos anteriores aqui, aqui, aqui e aqui encontras algum contexto. A cair.

Tenho quase 50 anos e, recentemente, comecei a ler romances. Não vou mentir, sempre tive aquele estúpido complexo de superioridade em relação a este género, considerando-o uma «leitura sem sentido». E agora foram os romances que salvaram a minha mente de entrar em colapso e arder completamente. Normalmente leio teses de doutoramento e todo o tipo de artigos académicos e livros sobre temas transdisciplinares e complexos. Pensamentos e ideias deliciosas e interessantes. Mas, em maio, o meu cérebro explodiu e dispersou-se, e precisei da ideia suave de um futuro afetivo e certo. Os romances estão a fertilizar a minha psique cansada e ressequida… não que a realidade, dura e violenta, tenha desaparecido. Não desapareceu, nem desaparecerá. Mas, por agora, estou agarrada a uma margem aveludada deste rio turbulento. Talvez numa espécie de descanso cognitivo (sim, porque tenho o privilégio de sequer ter essa opção).

Ao mesmo tempo, e enquanto mantinha várias conversas com muitas pessoas diferentes, uma palavra, um conceito e uma entidade fizeram-se presentes e foram constantemente mencionados: Eros.

Embora eu definitivamente não esteja pronta para mergulhar nas camadas de vida multidimensionais abertas pelo Eros cosmogénico eco-erótico, quero referir que, ao longo dos anos, tenho trabalhado com e através da ecopsicologia. Por ondulações afetivas que ligam a psique e o corpo ao lugar, não de forma dissociativa e inspiradora, mas em reciprocidade responsável. O que quero dizer é que o meu canal principal tem sido a psique. E agora o Eros está a chamar, a puxar, a atrair… e eu estou a cair.

Agora sinto a necessidade de tecer e, timidamente, dar nome à eco-eros-logia —não limitada ao estudo da sexualidade humana, mas como uma práxis situada de sentir em conjunto as forças de atração, aversão, prazer, anseio, dissolução e transformação através das quais corpos e territórios entram em relação. Afinal, há um Eros para cada Psique, e a eco-eros-logia poderá ser a prática de sentir como a vida se move entre corpos sem assumir que esses corpos estão disponíveis uns para os outros. Claro que isto não é novo, é apenas uma iteração–fractal da erótica da natureza, da vida a desdobrar-se, do tecido conjuntivo a encarnar-se.

O próprio amor tem sido dominado pelo medo, pela hierarquia, pelo patriarcado, pela colonialidade e pelo evangelismo. A colonialidade moderna capturou e usurpou o Eros, bem como a Psique, o Soma e o Território vivo. A psicologia moderna tende a seguir esta estrutura percetiva, transformando feridas relacionais em distúrbios internos. É por isso que a psique-logia precisa de Eros, porque nem todo o sofrimento pode ser compreendido a olhar mais profundamente para o interior da pessoa. Por vezes, a psique sofre porque o campo relacional é intolerável, o território está a ser destruído, a ordem moral foi traída ou Eros não tem para onde se mover… A colonialidade de Eros começa quando o desejo de relação implica o direito de definir e transformar o outro. A conquista chama à assimilação «amor», a psicologia chama à adaptação daqueles que sobrevivem «patologia» e a pedagogia chama «monstros» aos seres que poderiam ensinar outras formas de relação. Honrar sōma, psychē e Eros não significa regressar a uma inocência «pura» pré-domesticação.

Significa restaurar uma capacidade corporal de recusa, entregar o mundo à psique e permitir que Eros se aproxime, atraia, sem converter. O monstro deixa então de ser o corpo estranho que deve ser salvo ou vencido. Torna-se o sinal vivo de que a relação está distorcida e precisa de ser sentida de novo, nomeada e transformada. Apaixonar-se.

  • Psychē era a respiração, a vida, a presença psíquica e relacional. Mas a separação e a domesticação transformaram-na numa alma a ser salva e, mais tarde, numa mente individual a ser diagnosticada.

  • Sōma tem sido um corpo sensível, poroso, ancestral e territorial. Mas, através da separação, tornou-se carne a ser disciplinada, uma força de trabalho, um corpo racializado ou hipersexualizado.

  • Eros abrangia originalmente os poderes cósmicos da atração, da ruptura e da geração criativa, magnética e fértil. Ao ser domesticado e despojado da sua potência ecológica original, tornou-se um desejo centrado no ser humano a ser moralizado, um amor a ser domado ou um vínculo a ser convertido.

  • Território… a multiplicidade viva de relações e obrigações. Mas agora a sua soberania e agência são domadas por números, propriedade, recursos, cenários ou perigos a serem geridos e controlados.

  • Sem esquecer que o conto de Cupido/Eros e Psique, preservado nas Metamorfoses de Apuleio, pertence à vasta família de contos do «noivo animal», associados a histórias posteriores como A Bela e o Monstro. Antes de ser domado, o poder de Eros era, de facto, cosmogénico e monstruoso. Uma aparição que perturba as categorias e anuncia algo diferente. Mas agora os monstros são corpos desviantes sobre os quais se deposita a violência da relação.

Outros Artigos de Eco-Mitologia

🌳 Vários livros de diversos territórios, lugares de resgate da polimorfa Imanência. 

Peregrinações caleidoscópicas em profundidade, às raízes da identidade moderna, em todos os seus preconceitos, intrínseca violência e absurdas limitações. Diferentes jornadas de amor pela poesia da complexidade, da diversidade e da metamorfose. Tecelagens de histórias vivas que nos recordam do que esquecemos, da sacralidade do chão e da Vida. Complementos ao vício da transcendência, em rigor e responsabilidade.