Sofia Batalha, a formadora

Coleção Casa Simbólica

Curso de Feng Shui

O Exterior

Antes de falar do Exterior, é preciso entender que o Feng Shui começou como uma observação directa da Natureza. Ancestralmente, toda a paisagem era vista como animada, cheia de entidades, demónios e energia em fluxo permanente.
Neste contexto, o Espaço era observado e sentido pelas suas formas, escalas, cores e texturas, mas também pela passagem do tempo. Logo, é a vida diária que se adapta ao espaço e ao tempo.

O corpo da Terra

Assim sendo, o corpo da terra era percorrido e sentido totalmente – as montanhas como seios, os vales como a vulva, as grutas com o útero e os rios como as veias que carregam o sangue, que nutre e dá vida.
Na antiguidade, todas as culturas e povos procuram os melhores locais para se instalarem, assim como os melhores locais para construírem os seus templos, as suas casas e as suas campas. De certa forma, todas as culturas têm a sua forma forma de Feng Shui, isto é: um conhecimento primordial de observação do mundo natural, o Exterior, de forma a procurar os locais mais seguros para viver e prosperar.
Durante milénios, o Feng Shui foi acumulando sabedoria, que foi passando de geração em geração, sempre a partir da observação directa do Exterior.
E foi através deste diagnóstico do espaço externo, que esta arte se foi refinando. Sem dúvida que o selvagem Chi exterior é poderoso e influencia-nos brutalmente.

Do Exterior para dentro de casa

Tendo isto em conta, é fácil perceber o porquê da adaptação desta arte ao interior das nossas casas é relativamente recente. Se o contexto externo da nossa casa não for o melhor, com Chi muito rápido (a proximidade de uma autoestrada ou de um bairro degradado com casas abandonadas, por exemplo) o Chi da nossa casa, assim como a nossa energia vital acabarão por se ressentir. Nestes casos, mesmo que tenhamos a melhor casa do mundo, o Exterior conta, pois nunca estamos destacados e independentes do contexto energético Exterior que nos circunda.

 

Outros vídeos e textos sobre Feng Shui recomendados: