Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Curso Lugar Simbólico

Os ciclos do tempo

Para entender os ciclos do tempo, importa perceber que o Feng Shui não analisa somente o espaço físico. No Feng Shui, a passagem do tempo é também objecto de estudo e interpretação, pois a cosmologia do Feng Shui baseia-se em ciclos temporais de várias extensões.

Os ciclos do tempo no passado

Esta arte-chinesa começou a tomar forma com a análise dos padrões cíclicos da natureza, tendo em consideração os ciclos do tempo. Baseando-se no ciclo anual das estações e no ciclo mensal lunar, a vida dos povos antigos desenvolvia-se de modo complementar com os ciclos naturais.
Tal como os estados de crescimento e desenvolvimento de uma planta, também a vida era assim desenvolvia, incorporando as diferentes fases do nascimento, desenvolvimento e morte, tendo como base nos meses lunares como num ano, com o desenrolar das estações.

Os ciclos do tempo nas mulheres

No caso das mulheres, elas estão fisicamente e energicamente ligadas aos ciclos naturais, através do ciclo menstrual (mensal) e do do próprio ciclo de vida. Todos os meses as mulheres têm a magnifica capacidade de se autorrenovarem e de expressarem a sua profunda sabedoria e intuição. Para as nossas antepassadas, o ciclo menstrual era uma maravilhosa fonte de energias criativas, sexuais, espirituais e de renovação.

O ciclo de nascimento, desenvolvimento, morte e renascimento é a base conceptual de todos os ciclos do tempo. Seja de uma vida, de uma ideia ou de uma estação.

O Feng Shui Simbólico, Lunar e Feminino® tem como base este arquétipo e antigo conceito feminino e, nesse sentido, observa e analisa as casas e as pessoas, não como entidades separadas e estagnadas, mas como processos interdependentes, que se influenciam mutuamente e evoluem em conjunto.

 

Outros vídeos e textos sobre Feng Shui recomendados: