Sofia Batalha, a formadora

Coleção Casa Simbólica

Curso de Feng Shui

Cores e Feng Shui | Parte II

As diferenças culturais e simbólicas das cores no Feng Shui

 

Além de amplamente usadas nos vários sistemas, as cores no Feng Shui são importantes na cultura chinesa, pois são dotadas de significados próprios e simbolismo.

Segundo a teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Transformações, um dos fundamentos da metafísica chinesa usada no Feng Shui, o vermelho representa “fogo”, enquanto a “terra” é representada pela cor amarela, o “metal” pelo branco, e a “água” pelo preto. Já a “árvore” é representada pelo verde ou azul.

Uma vez que não vivemos na China, é importante traduzir estes significados para a nossa cultura. Segue-se uma lista de seis cores e das suas correspondências orientais e ocidentais, para entendermos melhor como funcionam as cores e Feng Shui.

 

Cores e Feng Shui: VERMELHO

+ Ponto Cardeal – Sul ou sector 9
+ Simbologia ChinesaFelicidade, Sucesso e Boa Sorte
Para começar, o vermelho é uma cor auspiciosa e popular na cultura chinesa. Nesse sentido, simboliza sorte, felicidade e alegria e representa o verão, o fogo e a direção sul. Acredita-se ser uma cor auspiciosa, ideal para afastar o mal e, por isso, é a cor usada pelas noivas. Além disso, também representa vitalidade, celebração e fertilidade no simbolismo tradicional chinês. Hoje em dia, os ocidentais assumem o vermelho como uma representação da Revolução Chinesa e/ou do sistema político. No entanto, o seu uso e simbolismo é bem mais antigo.
+ Simbologia Ocidental

  • PositivoCoragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica. ‘Lutar ou fugir’, estimulação, masculinidade, excitação.
  • NegativoDesafio, agressão, impacto visual, tensão.
    Uma vez que o comprimento de onda é longo, o vermelho é uma cor poderosa. Embora não seja tecnicamente a mais visível, tem a propriedade de parecer estar mais perto do que está. Portanto, é uma cor que chama a atenção – daí a sua eficácia nos semáforos, por exemplo. Quanto aos seus efeitos, estes podem ser físicos, pois é uma cor que estimula a pulsação, dando a impressão de que o tempo passa mais rápido. Além disso, pode ativar o instinto de “luta ou fuga”. Enquanto o vermelho é forte e muito básico, o vermelho puro é mais simples, estimulante, animado e muito amigável. Contudo, também pode ser percebido como exigente e agressivo.

 

Cores e Feng Shui: AMARELO

+ Ponto Cardeal – Centro ou sector 5
+ Simbologia ChinesaTerra, realeza, poder
Na China, o amarelo é uma cor imperial, que representa o poder, a realeza e a prosperidade. É a cor da transição entre estações, da terra e d centro.
Antigamente, esta cor era reservada ao imperador. Aliás, o primeiro imperador da China era conhecido como o Imperador Amarelo, do mesmo modo que a China era referida como “Terra Amarela” e seu rio mãe, como o rio Amarelo. Assim sendo, esta é a cor mais importante na perspectiva antiga. Mais tarde, durante a dinastia Song (960-1279), telhas de vidro amarelo foram usadas para construir os palácios imperiais. Já nas dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1636-1911), os imperadores usavam mantos amarelos e deslocavam-se por “caminhos amarelos”. Além disto, também as bandeiras oficiais eram amarelas, assim como os selos oficiais, que eram forrados em tecido amarelo. 
+ Simbologia Ocidental

  • Positivooptimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.
  • NegativoIrracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.
    Se por um lado, o comprimento de onda do amarelo é relativamente longo, também é essencialmente estimulante. Neste caso, o estímulo é emocional. Portanto, o amarelo é uma cor mais forte, psicologicamente falando. Na verdade, o amarelo certo elevará os nossos espíritos e a nossa autoestima. Assim sendo, falamos da cor da confiança e do optimismo. Contudo, quando mal doseada pode causar uma baixa de autoestima, dando origem a medos e ansiedades.

 

Cores e Feng Shui: VERDE

+ Ponto Cardeal – Este ou sector 3
+ Simbologia ChinesaDinheiro e riqueza
Relativamente ao verde, esta é a cor da riqueza e da fertilidade, mas também simboliza regeneração, esperança, harmonia e crescimento. Assim sendo, é uma cor que representa o puro e limpo, simbolizando a primavera, a energia da árvore e a direção este. Por exemplo: as embalagens de alimentos são geralmente verdes, pois ajudam a perceber que o produto é livre de contaminação.
Por outro lado, o verde pode ser considerada uma cor de azar e está associado à infidelidade – diz-se que “homem de chapéu verde tem esposa infiel”. Na verdade, quanto ao verde, não há grande diferença entre o simbolismo ocidental e o das tradições chinesas. De um modo geral, no Ocidente o verde significa riqueza, harmonia, crescimento, eco-amizade; enquanto significa “limpo e livre de contaminação” na China.
+ Simbologia Ocidental

  • PositivoHarmonia, equilíbrio, amor universal, descanso, restauração, reafirmação, consciência ambiental, equilíbrio, paz.
  • NegativoTédio, estagnação, brandura, enervação.
    O verde atinge os olhos de tal forma que não requer nenhum ajuste. É uma cor repousante. No centro do espectro é uma cor do equilíbrio, que é um conceito muitas vezes visto como secundário. Quando o mundo à nossa volta contém muito verde, isso indica a presença de água e pouco perigo de fome. Por essa razão, somos tranquilizados pelo verde, a um nível quase primitivo. Negativamente, o verde pode indicar estagnação e, quando usado incorretamente, será percebido como muito insípido.

 

Cores e Feng Shui: AZUL

+ Ponto Cardeal – Sudeste ou sector 4
+ Simbologia ChinesaAvançar, harmonia
O azul significa cura, confiança e vida longa. Já o azul claro representa o elemento árvore e simboliza a primavera, a imortalidade e o avanço. Aliás, tons de verde e azul são muitas vezes usados para decorar casas, de modo a atrair longevidade e harmonia.
+ Simbologia Ocidental

  • PositivoInteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frieza, reflexão, calma.
  • Negativofrieza, indiferença, falta de emoção, hostilidade.
    Para começar, o azul é a cor da mente e é essencialmente calmante. É uma cor que nos afeta mentalmente, ao invés da reação física que temos ao vermelho, por exemplo. Enquanto, azuis fortes estimulam pensamentos claros; osazuis mais leves e suaves acalmam a mente e ajudam na concentração. Por conseguinte, é uma cor serena e mentalmente calmante. É também a cor da comunicação clara. Porém, pode também ser percebida como fria, sem emoção e hostil.

 

Cores e Feng Shui: PRETO

+ Ponto Cardeal – Norte ou sector 1
+ Simbologia ChinesaImortalidade, conhecimento, estabilidade e poder.
Antes de terminar o preto, que corresponde à água e é considerado uma cor neutra na cultura chinesa. É a cor do céu, simbolizando o céu do norte e o inverno. Os carros do governo são negros, assim como muitos uniformes, pois é uma cor que permite projetar autoridade e controle. Além disso, a cor negra na cultura chinesa está também associada à destruição, ao mal, assim como a desastres, crueldade, tristeza e sofrimento. Uma vez que é uma cor de má sorte, não deve ser usada em ocasiões auspiciosas, como casamentos. A palavra chinesa para o preto é “hei”, que por si só significa azar, irregularidade, ilegalidade,
+ Simbologia Ocidental

  • PositivoSofisticação, glamour, segurança, segurança emocional, eficiência, substância.
  • NegativoOpressão, frieza, ameaça, peso.
    Entre todas as cores, o preto é uma cor com implicações psicológicas consideráveis, pois barreiras de proteção e absorve toda a energia que vem na sua direção. Essencialmente, o preto é a ausência de luz, uma vez que nenhum comprimento de onda é refletido. Nesse sentido, pode ser ameaçador – muitas pessoas têm medo do escuro, por exemplo. Positivamente falando, o preto é uma cor que comunica clareza absoluta, sem nuances ou subtilezas, criando uma percepção de peso e seriedade. Comunica também sofisticação e excelência, funcionado particularmente bem com o branco. 

 

Cores e Feng Shui: BRANCO

+ Ponto Cardeal – Noroeste, Nordeste, ou sectores 6 e 8
+ Simbologia ChinesaPureza
Para terminar, o branco, que representa o elemento metal e simboliza pureza na cultura chinesa. No entanto, em alguns casos pode estar associado à morte. Por isso, é a cor usada nos funerais.
+ Simbologia Ocidental

  • PositivoHigiene, esterilidade, clareza, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.
  • NegativoEsterilidade, frieza, barreiras, elitismo.
    Se por um lado, o preto é a absorção total; por outro, o branco é o reflexo total, aumentando a percepção do espaço visualmente. Com efeito, esta cor reflete a força total do espectro aos nossos olhos. Nesse sentido, também cria barreiras, mas ao contrário do preto, é mais difícil de olhar. Assim sendo, é uma cor comunica: “mão me toque!” Embora signifique pureza é, tal como o preto uma cor intransigente; limpa, higiénica e estéril. O conceito de esterilidade também pode ser negativo. 

 

 

Artigo da Revista Vento e Água – Feng Shui Lifestyle, número 8 de 21 de Setembro 2018