Feng Shui e Fertilidade

Obviamente que há uma reação entre Feng Shui e fertilidade. Afinal, a arte de harmonizar espaços é usada em várias vertentes da vida humana. Por exemplo, para ganhar mais reconhecimento no trabalho, para desbloquear relacionamentos ou até para potenciar a saúde.
Assim sendo, quando se está a tentar conceber o Feng Shui pode ser uma ferramenta de incentivo à fertilidade.

Obviamente que a fertilidade é uma algo extremamente delicado, podendo ser afectada muito facilmente e por diversos factores. Assim sendo, quando falamos de fertilidade e Feng Shui, não estamos a dizer que este substitui cuidados médicos, ok? Contudo, pode ser, sim, uma camada extra nesse sentido. Ou seja, através do Feng shui poderá criar um ambiente mais equilibrado e harmonioso, estimulando assim a concepção.

Neste sentido, o Feng Shui é muito poderoso a remover bloqueios no ambiente, assim como no fortalecimento da energia pessoal dos habitantes, equilibrando o Chi das várias divisões da casa.
Quando se trata de relacionar o Feng Shui e fertilidade é necessário uma abordagem holística, onde nada é esquecido.

Obviamente que esta abordagem não faz milagres, mas pode criar um ambiente positivo, propício para os milagres acontecerem.

 

Feng Shui no quarto:

Quando falamos de fertilidade, o quarto é a divisão da casa mais importante. Assim sendo, no quarto de dormir há muitas coisas que se podem fazer para equilibrar e fortalecer o fluxo de energia neste espaço vivo.

Para começar, as camas nunca devem partilhar a mesma parede da porta, seja da casa de banho ou da cozinha. Objetos como a televisão, ou computadores não devem estar no quarto. Da mesma forma, evite também ter no quarto espelhos e equipamentos de exercício. Deste modo, descanso e romance devem ser as únicas actividades da divisão.
Relativamente ao espaço debaixo da cama, este deve encontrar-se livre, se estão a tentar conceber. Isto é, deve estar livre da desordem, mas não precisa de o limpar em demasia.
Quanto ao tipo de iluminação, em cima da cama é importante evitar candeeiros demasiado grandes ou pesados, assim como um ventilador de tecto. Além disso, é de evitar elementos muito pesados e escuros em cima da cama.
Além disso, durante o tempo que tentam engravidar, a cama não deve ser movida.

Quanto ao chamado “chi cortante”, que se refere a todos os cantos que fazem pontas afiadas, (desde paredes, vigas ou móveis), é importante que seja amenizado. Assim sendo, é importante eliminar este chi demasiado rápido e que é potencialmente perigoso. Tudo, porque este tipo de energia destrutiva traz impedimentos e má sorte aos que vivem na casa.

A par disto, recorde-se que as plantas devem estar bem cuidadas. Deste modo, as que estão doentes ou sem vida devem ser libertadas.

Também é muito importante manter a energia da casa “calma”. Nesse sentido, é melhor adiar remodelações ou iniciar outros projectos grandes se está a tentar engravidar.

 

Quanto ao Baya:

Colocar em zonas especificas do Bagua símbolos de fertilidade, concepção ou família pode ajudar a potenciar o desenrolar do processo. Aliás, mais especificamente, existem alguns itens tradicionais do Feng Shui ou elementos de decoração, que são definidos como Curas para a gravidez. Aqui ficam alguns exemplos: estátuas ou imagens de elefantes, coelhos e/ou cegonhas, mas também de frutas, tais como a romã.

Se tiver um jardim ou quintal, pode optar por outra técnica que para aumentar a fertilidade, plantando uma árvore de fruto. Desde a antiguidade, que as árvores que geram frutos são um símbolo de fertilidade. Nestes tempos, acreditava-se que quanto mais fruta a árvore produzir, maior a fertilidade.

De um ponto de vista mais profundo, é importante trabalhar a casa em função do ciclo feminino. Deste modo, irá perceber onde podem haver bloqueios à concepção. Por outro lado, é importante clarificar a simbologia pessoal de fertilidade, concepção e família, para potenciar a materialização de uma gravidez.

 

Feng Shui da Maternidade na Revista Pais&Filhos

Mais artigos relacionados:

Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Curso de Feng Shui no IMP