Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

YiJing para 2019

Hexagrama 20 觀 A energia de 2019

Sobre o YiJing para 2019: Kuan é o nome chinês do hexagrama número 20 do YiJing (I Ching). Este livro oracular milenar revela o padrão de movimento energético, o visto e o subtil. Este hexagrama influenciará o ano de 2019.

Como uma imagem que evoca o vento sobre a terra, o hexagrama tem o nome  de “observação”, ”visão” ou “contemplação”.

Assim sendo, o poder desta visão exige compostura e contemplação. Como resultado da profunda introspecção, uma energia invisível emana de nós, influenciando os outros, sem que estes percebam. Nesse sentido, não subestime o poder desta força, pois tal como o vento a soprar pelo topo das árvores, a sua presença é percebida através do efeito, que em tudo que toca.

A verdade é que este hexagrama revela o nosso espaço no grande esquema das coisas. Isto é: onde a nossa peça do puzzle encaixa. Deste modo, permite-nos reflectir sobre as decisões tomadas ao vento, estabelecendo objectivos que nos ligarão à nossa verdade comum.

A terra em baixo gera uma óptima fundação para a vida, mas o vento em cima vai sempre encorajar a procura, a pesquisa e a aprendizagem, mantendo as nossas crenças fluídas.

Contemplar as nossas escolha

Quando falamos em contemplar as nossas escolhas, referimo-nos a fazê-lo uma visão mais ampla e expandida do nosso lugar e influências é a energia de 2019. Com o poder desta visão, conseguimos chegar e sentir o valor da nossa própria vida, aceitando opções diferentes compassivamente.

Nada como subir a locais altos para ter uma visão abrangente, não só sobre a paisagem, mas sobre a vida. Este deverá ser um poderoso ritual durante 2019, alinhando a individualidade com o todo.

Outro aspecto a considerar é que olhamos para o mundo pelas janelas da nossa mente, das nossas crenças, das nossas emoções e frequência. Ou seja: a nossa atitude está directamente influenciada pelo local físico de onde observamos o mundo. Assim sendo: embeleze as suas janelas.

A contemplação revela-nos o propósito das nossas próprias escolhas.

 

Poços rasos raramente chegam à água e mentes superficiais muitas vezes estão vazias

Sabia que a capacidade de observar profundamente fortalece a determinação e atrai a boa sorte? É importante discernir a diferença entre o que é profundo e o que é superficial dentro de si. Deste modo, será capaz de distinguir entre os dois no mundo exterior.

Entre os acontecimentos do dia a dia, a prática da quietude com consciência é benéfica. Observando atentamente a verdadeira natureza das coisas e apreendendo os ritmos e ciclos que guiam toda a criação, é uma forma de descobrir as leis naturais que governam as nossas vidas. Examine-se a si e à sua situação. Faça-o não apenas com o pensamento de descobrir a verdade, mas também com a ideia de alinhar o seu poder pessoal.

YiJing para 2019 simboliza a necessidade de se reconectar com a sociedade. Por exemplo, quando se concentra apenas em problemas potenciais, a sua mente pode ser direcionada para longe da visão geral das coisas. Logo, é importante ficar alerta para observar o que acontece à sua volta.

Olhar para além de nós

O hexagrama 20 representa o potencial não activo de partes ausentes ou inactivas da vida, quando nos concentramos apenas numa parte. De uma forma geral, podemo-nos preocupar tanto com os possíveis problemas, que muitas vezes acabamos isolados do mundo e passamos a preocupar-nos apenas com os nossos problemas. Assim sendo, o hexagrama mostra a importância de ser um observador, assim como de olhar para além de nós e ver o mundo à nossa volta.

Quando saímos da nossa zona de conforto para ver tudo o que está a acontecer ao nosso redor, é mais fácil esquecer o nos preocupa. Muitas vezes, isto até mesmo nos ajudar a seguir em frente. Se se sentir isolado, considere viajar para limpar a mente e a alma desses sentimentos. Uma nova descoberta, uma nova perspectiva, uma nova visão, pode ser a chave para entender os problemas atuais.

Aventure-se no mundo e se for caso disso, opte mesmo viaje sozinho. Verá como vai ganhar uma nova perspectiva e perceber que há mais na vida à sua volta.

Use também este novo ano e o YiJing para 2019, para falar com quem não fala há muito tempo. Ao estar atento ao mundo ao seu redor, aqueles que preenchem sua vida com amor podem ajudá-lo a perceber o seu lugar no mundo. É da natureza humana querer cercar-nos de outras pessoas que ajudarão a elevar nossos espíritos e a nutrir a alma. Bom ano!

 

Imagem do artigo YiJing para 2019 retirada daqui: http://marlowbrooks.com/i-ching/