Sofia Batalha, a formadora

Colecção da Casa Simbólica 

Hexagrama 20 觀 a energia de 2019

Kuan é o nome chinês do hexagrama número 20 do YiJing (I Ching). Este livro oracular milenar revela o padrão de movimento energético, o visto e o subtil. Este hexagrama influenciará o ano de 2019.

Com uma imagem que evoca o vento sobre a terra, este hexagrama tem o nome  de “observação”, ”visão” ou “contemplação”.

O poder desta visão exige compostura e contemplação. Como resultado da profunda introspecção, uma energia invisível emana de nós, influenciando os outros sem que percebam. Não subestime o poder desta força. Como o vento a soprar pelo topo das árvores, a sua presença é percebida através do efeito que tem em tudo que toca.

Este hexagrama revela o nosso espaço no grande esquema das coisas. Onde a nossa peça do puzzle encaixa. Reflectimos sobre decisões tomadas ao vento, estabelecendo objectivos que nos ligarão à nossa verdade comum.

A terra em baixo gera uma óptima fundação para a vida, mas o vento em cima vai sempre encorajar a procura, a pesquisa e a aprendizagem, mantendo as nossas crenças fluídas.

Contemplar as nossas escolhas com uma visão mais ampla e expandida do nosso lugar e influências é a energia de 2019. Compassivamente aceitando opções diferentes. Com o poder desta visão conseguimos chegar e sentir o valor da nossa própria vida.

Fisicamente subir a locais altos para ter uma visão abrangente, não só sobre a paisagem, mas sobre a vida é um poderoso ritual durante 2019, alinhando a individualidade com o todo.

Olhamos para o mundo pelas janelas da nossa mente, das nossas crenças, das nossas emoções e frequência. A nossa atitude está também directamente influenciada pelo local físico de onde observamos o mundo. Embeleze as suas janelas.

A contemplação revela-nos o propósito das nossas próprias escolhas.

Poços rasos raramente chegam à água, e mentes superficiais muitas vezes estão vazias. A capacidade de observar profundamente fortalece a determinação e atrai a boa sorte. É importante discernir a diferença entre o que é profundo e o que é superficial dentro de si e também será capaz de distinguir entre os dois no mundo exterior.

Entre os acontecimentos do dia a dia, a prática da quietude com consciência é benéfica. Observando atentamente a verdadeira natureza das coisas,  apreendendo os ritmos e ciclos que guiam toda a criação, podemos descobrir leis naturais que governam as nossas vidas. Examine-se a si mesmo e a sua situação, não apenas com o pensamento de descobrir a verdade, mas também com a ideia de alinhar o seu poder pessoal.

Esta energia simboliza a necessidade de se reconectar com a sociedade. Quando se concentra apenas em problemas potenciais, a sua mente pode ser direcionada para longe da visão geral das coisas. É importante ficar alerta para observar o que está a acontecer à sua volta.

O hexagrama 20 representa o potencial não activo de partes ausentes ou inactivas da vida quando nos concentramos apenas numa parte. Podemos-nos preocupar tanto com os possíveis problemas que é possível que nos isolemos do mundo e passemos a preocupar-nos apenas com os nossos problemas. Este hexagrama mostra a importância de ser um observador, mas também sugere olhar para além de nós para ver o mundo à nossa volta.

Quando saímos da nossa zona de conforto para ver tudo o que está a acontecer na vida ao nosso redor, é mais fácil esquecer o nos preocupa e até mesmo nos ajudar a seguir em frente. Ao se sentir isolado, considere viajar para limpar a mente e a alma desses sentimentos. Uma nova descoberta, uma nova perspectiva, uma nova visão, pode ser a chave para entender os problemas atuais.

Aventure-se no mundo e ou mesmo viaje sozinho para ganhar uma nova perspectiva e perceber que há mais na vida do que o que tem sido entendido atualmente.

Use o ano de 2019 para falar com quem não fala há muito tempo. Ao estar atento ao mundo ao seu redor, aqueles que preenchem sua vida com amor podem ajudá-lo a perceber o seu lugar no mundo. É da natureza humana querer cercar-nos de outras pessoas que ajudarão a elevar nossos espíritos e a nutrir a alma.

 

Imagem daqui: http://marlowbrooks.com/i-ching/