A janelas olham e são vistas. Vêm, observam e contactam com o mundo exterior.

Em Feng Shui são consideradas os olhos da casa.

Os olhos são as janelas da alma e as janelas são as aberturas ou olhos para a vida. Nesta abordagem, pode ver mudanças na vida, simplesmente, ao prestar atenção à forma como as janelas da casa estão e olham para o mundo.

Energeticamente estão ligadas à capacidade de ver claramente a vida. O que vejo das minhas janelas é muito importante, pois reflecte a forma como vejo a minha vida e o meu futuro. A forma como as decoro, limpo e protejo é também extremamente importante.
Mantê-las limpas, permitindo que um fluxo de luz natural encha as divisões durante o dia e possibilitar a privacidade durante a noite.
As formas das janelas promovem tipos diferentes de chi. As janelas largas ajudam a promover a estabilidade, enquanto que uma janela redonda representa o foco e determinação. Uma janela, alta e estreita potencia a comunicação e criatividade.

A escala das janelas deve ser proporcional à divisão. Poucas ou pequenas janelas, deixam entrar menos luz e chi. Os ocupantes poderão sentir-se isolados, sedentários e apáticos. Por outro lado, as janelas enormes em proporção ao espaço, podem trazer demasiado chi para o interior da casa, potenciando uma energia de distracção. Os habitantes podem sentir-se inquietos, com dificuldades de concentração e podem mesmo passar muito tempo fora de casa.
Seja qual for a forma ou tamanho, as janelas devem abrir para fora e totalmente. O acesso às janelas deve ser facilitado, e não deve haver vidros ou trincos partidos ou estragados.

 

 

CINCO SUGESTÕES PARA JANELAS:

  1. Para que o chi circule de forma saudável é preferível optar por persianas ou cortinas de materiais naturais, tais como, algodão, linho, bambu ou madeira. As cortinas devem ser leves e conseguir mover-se.
  2. Idealmente as janelas não devem ter grades ou barras de segurança. A ligação entre o interior e o exterior deve ser livre e desimpedida. Se as suas janelas tiverem barras de metal, é importante que deixe entrar a maior quantidade de luz natural possível. Coloque plantas e flores perto da janelas.
  3. As janelas ajudam a regular a energia que circula numa casa. Quando uma janela abre para uma rua movimentada e barulhenta, é importante usar cortinas e persianas para difundir e bloquear a energia que vem do exterior. Uma janela cercada por vistas belíssimas, jardins, ou zonas calmas e bonitas, é ideal abrir-la a fim de trazer esse chi positivo para o interior.
  4. As janelas devem ser funcionais. Certifique-se que todas as janelas estão em bom estado de conservação, se abrem facilmente e estão limpas.
  5. Deve evitar dormir sob uma clarabóia, que encoraja o seu chi a dissipar-se enquanto dorme.

🌳 Vários livros de diversos territórios, lugares de resgate da polimorfa Imanência. 

Peregrinações caleidoscópicas em profundidade, às raízes da identidade moderna, em todos os seus preconceitos, intrínseca violência e absurdas limitações. Diferentes jornadas de amor pela poesia da complexidade, da diversidade e da metamorfose. Tecelagens de histórias vivas que nos recordam do que esquecemos, da sacralidade do chão e da Vida. Complementos ao vício da transcendência, em rigor e responsabilidade.