Memórias em Plástico
Anterior à Aniquilação
Antecipando a Extinção
Antes da Dizimação
Fiz um Grito-Oração-Visual sobre a devastação ecológica – sobre os superfrágeis ecossistemas portugueses. E como estamos 1000 anos à frente na aniquilação dos biomas, e redução drástica de biodiversidade e complexidade cognitiva. Numa alegoria gráfica de como todas as nossas memórias estão agora biologicamente preservadas em plástico, de como vemos o mundo por lentes de plástico. De como preservamos os fantasmas da diversidade passada como memórias de progresso e conquista, iludindo-nos sobre a verdadeira violência que nos trouxe aqui.
A foto simboliza os madeireiros europeus que destruíram as antigas florestas de sequoias do “novo mundo”, uma continuação do que têm feito na Europa há 1000 anos. A fotografia foi tirada pouco antes da aniquilação.
{The Grizzled Giant, 30 ft. in diameter. by Thomas C Roche, Yosemite Valley, Cal. Original public domain image from Getty Museum}
🌳 Vários livros de diversos territórios, lugares de resgate da polimorfa Imanência.
Peregrinações caleidoscópicas em profundidade, às raízes da identidade moderna, em todos os seus preconceitos, intrínseca violência e absurdas limitações. Diferentes jornadas de amor pela poesia da complexidade, da diversidade e da metamorfose. Tecelagens de histórias vivas que nos recordam do que esquecemos, da sacralidade do chão e da Vida. Complementos ao vício da transcendência, em rigor e responsabilidade.