De seis para sete de Fevereiro celebrou-se a Festa das Lanternas. É uma festa tradicional chinesa com mais de 2000 anos, que celebra a primeira lua cheia do novo ano lunar, encerrando as celebrações do novo ano.

Este é festival também conhecido como Festival da Primeira Origem ou da Primeira Lua.
É uma das celebrações mais antigas da cultura ritual chinesa. Estudiosos relacionaram as suas origens ancestrais com ritos de fogo, fertilidade e veneração das forças primordiais.

Uma das simbologias das lanternas é a de iluminação e bênção. Muitos chineses acreditam que com a iluminação de uma lanterna mandam para longe a escuridão da ignorância. Fertilidade e prosperidade para a família são também duas outras conotações populares.

Ancestralmente as lanternas foram intrinsecamente associadas às funções principais do Festival, ou seja, reunir, orar e dar graças pela nova luz do ano. Orar completa as cerimónias e celebrações. Nos primórdios do festival mulheres oram e dançam à luz da lua, libertando-se e transformando-se.

Sofia Batalha

Colecção da Casa Simbólica 

Curso de Feng Shui

ATENÇÃO: todas as encomendas feitas de 27 de Julho a 12 de Agosto só serão enviadas a partir de 16 de Agosto. Obrigada! Ignorar