Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Curso Lugar Simbólico

A relação entre o Feng Shui e Dia dos Mortos

Afinal, o que tem em comum o Feng Shui e Dia dos Mortos? Isto é, como é que uma prática metafísica e filosófica ancestral chinesa se pode relacionar com tradições ocidentais de honrar os mortos e os antepassados?
Obviamente, que há primeira vista nada, a menos que decoremos a casa em função desta celebração, mas há mais!

Para começar, se conhecermos a historia do Feng Shui sabemos que não só nasce da observação e da experiência. Na verdade, a sua primeira aplicação foi exactamente em campas, o chamado Feng Shui Yin.
Como sabe, a China tem uma enorme e antiga tradição de honrar os mortos e antepassados. Aliás, existe mesmo a convicção de que os antepassados são a chave da sorte e de bênçãos para os vivos.
Há provas arqueológicas de enterros e campas meticulosamente estudadas e orientadas, 1000 AC. Segundo crença cultural chinesa, o bem-estar dos mortos potencia a saúde e prosperidade dos vivos.

O Dia dos Mortos

Como é sabido, no dia 1 de novembro, celebra-se o Dia dos Mortos. Por exemplo, em Portugal e noutros países, há o costume de visitar as campas de familiares, limpá-las e colocar flores.

Para o Feng Shui e, consequentemente, na cultura chinesa, não se trata apenas de cuidar da campa postumamente. Factores como a localização, a orientação e a direcção também são tidos em conta. Além disso, os mortos são honrados diariamente com oferendas e rezas. Por esta razão, na China imperial, o acto de profanar uma campa era muitas vezes um meio que visava enfraquecer o inimigo.  Sim, porque tal como existe uma relação entre Feng Shui e Dia dos Mortos, também antes o Feng Shui era aplicado como arte de guerra.

Na verdade, os princípios aplicados nas campas, desde a forma como se encaixam na paisagem circundante, passando pela direcção cardeal para onde estão orientadas, foram posteriormente adaptados à prática posterior de Feng Shui Yang às casas dos vivos.

Como pode constatar, o Feng Shui que usamos hoje em dia nas nossas casas tem a sua origem nesta prática ancestral.
Sem dúvida, que o Feng Shui original mais poderoso e secreto é Feng Shui Yin. Afinal, a sua aplicação  é final: à última morada dos nossos antepassados. Aliás, ainda hoje é praticado na China, principalmente pelas famílias mais poderosas, acredita?