Celebração do lançamento do livro “O Santuário – Ensaios sobre Eco-Mitologia”

Prefácio de Ana Alpande

Edições Mahatma

TEMPO DE LEITURA – 6 MINUTOS

Literacia do Mistério

Eco-mitologia e a Sabedoria Integrada

É certo que navegamos em tempos incertos. Na verdade, sempre foi assim, com os desafios e contratempos de cada época, e a comunidades humanas sempre a tentarem prever, planear e encontrar soluções para as suas dificuldades. Hoje, talvez, mais difíceis de digerir pelo seu impacto global e pela velocidade a que nos invadem a cada momento, seja onde estivermos.

Culturalmente no continente europeu assumimos, principalmente desde o iluminismo, que os dados objetivos e os factos que deles advém são a única forma de aceder seja ao conhecimento, à verdade e às suas causas e consequências. Hoje em dia, mais do que nunca, numa sociedade de tecnologias de informação, de conspirações e fake-news e da velocidade a que tudo se move, temos acesso a muitos números, métricas e medições, enquanto navegamos entre algoritmos invisíveis, procurando a solução final. Temos acesso a estudos, gráficos, estatísticas, documentos e investigações que apontam a humanidade para um futuro de desolação, sublinhando que a nossa trajectória hiper-individualista, tecnológica, extractivista e industrializada se dirige a rapidamente contra o trágico muro da extinção – isto para além da intensidade do que já vivemos entre os desafios pessoais, da pandemia, do crescente autoritarismo, da guerra e escalada dos preços –. Estamos cada vez mais assustados e em sobressalto, sem forma de digerir e incorporar o que se passa à nossa volta.

Quem vive e trabalha, trans e interdisciplinarmente, pensando e gerando e partilhando estudos e investigações, cruzando informações e medidas das alterações climáticas, da perda de biodiversidade assim como das causas e consequências sociais e políticas de tudo isto, está sempre directamente exposto à violência dilacerante destes dados trágicos.

Os cientistas, investigadores e activistas estão em desolação e esgotamento profundo, cansados da resposta inexistente e pressionados pela ameaça e opressão dos dados que encontram. Exaustivamente procuram a solução e a resposta, enquanto partilham as suas descobertas e conclusões, tudo isto no meio da angústia, do medo e da aflição constantes.

Lutam dedicadamente de mente e coração apoiados nas estatísticas e observações objectivas. Mas esgotam-se na frieza dos dados, sem ter como se regenerar ou onde se amparar. Sofrem de depressão e eco-ansiedade pelos males do mundo que sentem a queimar-lhes a pele a cada momento.

Na maioria destas comunidades activistas e científicas, altamente preocupadas e informadas com o curso das coisas, encontra-se também a perversidade da mente moderna e absolutista, seja no tentar encontrar soluções “finais, economicamente viáveis, globais e práticas”, como na trágica repugnância e vergonha “intelectual” em reação directa a outras formas de estar e entender a realidade. Refiro-me especificamente ao exílio das antigas sabedorias dos três M’s: Mistério, Metáforas e Mitos.

A iliteracia moderna do Mistério, reduz e domestica o seu território incerto ao domínio da fé religiosa, objectificando-o como “inferior e primitivo” e limitando-o ao campo do esoterismo, perdido em dogmas e rituais ignorantes e, deus nos livre, mesmo sobrenaturais.

A literacia do Mistério sussurra à limitada mente moderna a imaturidade de conceber um mundo sem a certeza dos factos, uma realidade onde não há intermédios ou ambiguidades, onde as categorias são factuais e os limiares são de evitar. Numa perspectiva linear que cai na ilusão do controle. A sabedoria selvagem do Mistério e da própria Vida não aplaca a dor, mas ajuda a navegar com ela, daí o seu valor não mensurável, mas real.

A mente reduzida moderna, achando-se moral e intelectualmente superior, entende os três M’s como formas primitivas e infantis de interpretar a realidade, pois não são factuais, mensuráveis ou objetivas. Afinal as histórias são para crianças, servindo apenas como fantasias vazias para escapar a uma realidade dolorosa. As proezas celebradas são técnicas e sempre com resultados práticos e economicamente vantajosos. Por outro lado, a cruel procura de soluções globais, baseadas em dados objetivos, esbarra constantemente nos contextos reais e singulares de cada local e população, não oferecendo espaço real para a resposta triunfante da solução final, como a mente e cultura modernas esperam constantemente. Esta é apenas outra limitação trágica da narrativa moderna do transcendente, aprisionada à legitimidade única da linguagem do antropocentrismo e absolutismo.

De facto, ter acesso a toda esta informação é muito violento e dilacerante e, sem amparo emocional, fica demasiado difícil de digerir, incorporar ou regenerar. A questão é que sem os valiosos fios vivos das Metáforas, dos Mitos e do Mistério, facilmente nos encontramos a escalar frias montanhas de vidro, espelhadas e escorregadias, devastadoramente afiadas e cortantes, abrindo feridas emocionais cada vez mais fundas, por onde se esvai a força, a vontade e a presença. Por onde perdemos a Vida.

Sem os três M’s deixa de haver fios de relação profunda que nos sustentam e amparam, num mundo incerto. A realidade cientifica moderna, exclusivamente antropocêntrica, é órfã de relações profundas, das que nutrem, abrigam e suportam, as conexões que assistem à metamorfose. A favor da crueza e frieza dos factos, e para nos mantermos válidos, exilámos a sabedoria emocional e corporal, separando-nos tragicamente do mundo que urgentemente queremos salvar. Deixamos de ver, sentir, ouvir, cheirar ou tocar nestes poderosos diálogos mais que humanos, suprimindo do Mistério a favor do controle e segurança.

Chegamos à Meta

“Meta”, aqui não como a chegada ao objectivo final, mas como prefixo de palavras como metafísica, metáfora, meta-mensagem e tantas outras. Este prefixo vem do grego antigo μετα- (meta-), de μετά (metá), do grego micénico 𐀕𐀲 (me-ta), possivelmente do proto-indo-europeu *meth (“ao meio”). O seu significado grego é “entre, com, depois,”. Numa das suas interpretações, Meta descreve a transcendência dos limites originais, para além. Como usado em metafísica que significa a física para além da física, como descrição da realidade subtil, ou em meta-mensagem que traz a mensagem por detrás da mensagem.

Aqui resgato um dos territórios mais antigos deste prefixo, essencial à literacia do Mistério abre espaço ao campo fértil e necessário da Eco-Mitologia. Relembramos aqui o prefixo Meta, não como transcendência da abstração para além das coisas, mas como sabedoria nuclear e imanente, sempre em desdobramento vivo. Saímos dos “altos” níveis de concepções intelectuais e voltamos ao meio, ao centro do corpo e da experiência sensorial, dos fios de relação profunda referidos anteriormente.

A questão é que a exclusividade normativa da transcendência e abstração, como único caminho válido para a verdade ou solução ao serviço da consciência humana “superior” exila e silencia a intensa, mas subtil imanência animista. Ignorando os limiares e transformações, assim como a espontaneidade das próprias soluções. Mutilando a sabedoria fractal dos paradoxos, que nos permite resgatar partes de nós esquecidas e silenciadas, as que não são aceites numa cultura causal e factual, mas as que se lembram das histórias que nos sustentam.

Metamorfose – “mudança de forma ou estrutura, ação ou processo de mudança de forma”, originalmente especialmente por bruxaria. Do latim metamorfose, do grego metamorphōsis “uma transformação”, de metamorphoun “para transformar, para ser transfigurado”, de meta, aqui indicando “mudança” + morphē “forma”.

Eco-mitologia e a Sabedoria Integrada

A Eco-Mitologia é, portanto, um espaço-tempo que permite o remembramento da nossa sabedoria integrada e contextual. Um lugar, tanto interno como externo, onde sanamos a relação profunda e a sabedoria íntegra que trazemos no corpo, no subtil diálogo não hierárquico e mais que humano. Inspirada nos preceitos da ecopsicologia, eco-espiritualidade, descolonização, xamanismo e do animismo e nas histórias como recursos vivos e dinâmicos que ajudam a desbravar, sustentar e alquimizar as dores, lutos e golpes dos factos. A Eco-Mitologia traz chão, teia e valiosos fios de conexão viva.

Aventuramo-nos para além da tirania linear e solucionista.

Pois a Eco-Mitologia abre um espaço orgânico onde temos licença para sentir e, mais importante ainda, para não saber, celebrando o valor regenerador e criativo do Mistério. Levantando o véu das narrativas culturais invisíveis, mas perniciosas, re-encontramos, sem apropriar, outras formas de estar, outras maneiras de ser mundo. O desafio é desaprender a normalidade, compostando o que achamos que sabemos (sim, mesmo a objectividade, linear e factual como única forma de compreender o mundo) do que julgamos que precisamos, até à forma como decidimos, agimos ou planeamos. Não há chegadas triunfantes nem soluções universais, pois vivemos um pluriverso multidimensional, altamente vivo e complexo, de múltiplas relações a acontecer a cada momento. Continuamos curiosamente a fazer perguntas, agora não limitadas à mente moderna, pois abrimo-nos a questões sistémicas e em diálogo mais que humano.

A Eco-Mitologia é uma das formas (não a única) de navegar e adentrar a valiosa e selvagem complexidade, a singularidade de cada contexto e Vida, relembrando e recriando as histórias e lugares. Ouvindo de novo a sua sabedoria não verbal, mas real.

A Eco-Mitologia não pretende superficializar-se ou limitar-se à estrutura do mono-mito linear do herói, propondo-se a uma rica peregrinação fractal e caleidoscópica, trabalhando da alegria ao luto, no ciclo orgânico e completo entre a vida e a morte, resgatando e re-criando um diverso ecossistema de histórias, mitos e contos.

A Eco-Mitologia é assim uma prática de vida imanente, sustentada na necessária literacia do Mistério, das Metáforas e dos Mitos, desdobrando-se pelos lugares, pelo corpo, pelos ciclos ou pelas lendas e contos.

Um convite multi-disciplinar à presença e à escuta, em responsabilidade e compromisso. Uma licença para imaginar, relacionar, dialogar, oferendo-nos de volta à Vida, em toda a sua fragilidade e potência, sustendo o nosso luto e ansiedade.

Precisamos cuidar da liberdade e do mistério, pois a Eco-Mitologia, abraçando-nos no colo dos ecossistemas e da própria Vida, lembra-nos da perversa ditadura da “utilidade e produtividade” moderna. Para chegar às soluções “úteis” precisamos de voltar a ouvir em intimidade profunda.

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🌳 Vários livros de diversos territórios, lugares de resgate da polimorfa Imanência. 

Peregrinações caleidoscópicas em profundidade, às raízes da identidade moderna, em todos os seus preconceitos, intrínseca violência e absurdas limitações. Diferentes jornadas de amor pela poesia da complexidade, da diversidade e da metamorfose. Tecelagens de histórias vivas que nos recordam do que esquecemos, da sacralidade do chão e da Vida. Complementos ao vício da transcendência, em rigor e responsabilidade.