Sofia Batalha, a formadora

Coleção Casa Simbólica

Uma Casa Feliz

Curso de Feng Shui

Este artigo pretende trazer uma visão de contexto da nossa intuição na casa.

  • O que é intuição
  • De que forma se interliga com o feng shui
  • Como podemos melhorar a intuição com o Feng Shui

 

O que é intuição?

Faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise.

Forma de conhecimento direta, clara e imediata, capaz de investigar objetos pertencentes ao âmbito intelectual, a uma dimensão metafísica ou à realidade concreta.

  • 6º sentido ou 3ª visão.
  • Impressão.
  • Ligação.
  • Sentir espontâneo.
  • Percepção.
  • Canal directo para a sabedoria interior.

Manifestação da sabedoria inconsciente passada momentaneamente a consciente.

  • A intuição é basicamente um processo de conexão que se manifesta através do corpo e dos sentidos. Pode descobrir-se estando no presente de uma forma plena.
  • É importante não confundir intuição com conforto ou segurança. Quando o corpo está confortável, podemos arrastar a sensação para manter esse conforto.

Assim como a nossa casa é um espaço multidimensional, também a nossa mente é multi camada.

 

Como se manifesta?

  • Visões e voz interior.
  • Sensações corporais.
  • Palavras, acção, desenho.
  • Através do corpo, por visões, vozes ou sons, cheiros, sensações.

Está ligada ao corpo e aos sentidos.

Todos recebem a intuição de forma diferente.
No início o re-ligar a intuição tem de ser um processo consciente.
A mente racional e os seus processos mentais devem tornar-se relativos.
Claro que é importante pensar e estruturar, mas deixar espaço para o sentir é essencial.

 

Uma pergunta frequente aos consultores de Feng Shui é se são psíquicos ou precisam da intuição no seu trabalho.

Alguns clientes esperam que um consultor de Feng Shui possua poderes sobrenaturais ou que pelo menos reivindique tê-los. O que pode incluir sentir a presença de fantasmas, espíritos e eventos específicos que ocorreram num determinado local. Na realidade, todas as pessoas são intuitivas, mas poucas o desenvolvem. As pessoas devem, de facto, seguir os seus instintos ou palpites com mais frequência.

  • A intuição é a capacidade de criar naturalmente lares felizes e harmoniosos, sem necessidade de usar a lógica. Podemos tomar consciência dos nossos ambientes.
  • A experiência alimenta a intuição.

Podemos desenvolver nossas habilidades intuitivas com base na nossa experiência de estar em lugares diferentes. Num novo lugar, tenha consciência de como se sente.
Lentamente, construímos uma referência de lugares diferentes e das nossas respostas emocionais. 

Experimente diferentes tipos de ambiente. Compare seus pensamentos e emoções quando estiver sentado em casa, num museu, catedral. Relacione os ambientes com as suas sensações.

 

Melhorar a Intuição com Feng Shui

  • Se se sente bloqueado em qualquer área da vida, olhe para o seu contexto, para a sua casa.
  • Se quiser mudar a sua energia, mova um objeto na sua casa. Reorganize a divisão e, em seguida, entre novamente na casa e veja como se sente diferente.

 

O Feng Shui é alquimia.

A nossa casa conta a nossa história

Uma é de facto a intuição propiciada pelo ‘armazenamento simbólico’ que se vai fazendo… E que depois é usada quando é necessário.

Quem diz isso, diz quase toda a aprendizagem de feng shui…tal como dizes ao principio que as pessoas esperam do consultor ‘poderes especiais’, na realidade algumas coisas que o consultor diga inesperadamente podem ser derivadas desse manancial simbólico que acumulou de forma organizada

Se dividir a  casa em 9 partes e atribuir significados a cada uma delas, que são vários mesmo, quando tenho lá um bloqueio, um problema, uma questão, pode-me surgir uma resposta baseada naquele conjunto de símbolos que guardei para aquela área

 

Calar a mente e confiar

Há quem ligue a intuição ao sistema nervoso entérico (gastrointestinal). O seu intestino é o centro do seu corpo, assim como o centro da sua casa. Libertar, arrumar, arranjar o centro.

 

Limpe a janelas!

Para outras pessoas a intuição vem de visões para além de sensações. Clareza vem quando os olhos da sua casa são limpos.

 

Equilíbrio e escalas

Móveis volumosos e altos bloqueiam a luz do sol, diminuem a circulação de ar e dificultam o alcance de espaços em volta. Pode ser um impedimento psicológico para limpar, tanto a peça de mobília em si e as áreas ao redor dela.

 

A que cheira a sua casa?

Os cheiros agradáveis, leves, frescos e limpos atraem / geram energia agradável, leve, fresca e limpa; gases, vapores acumulados, densos, ou simplesmente a sujeira acumulada, geram energia equivalente.

  • agentes puramente tóxicos e poluentes para o ambiente doméstico – sufocam o ambiente e drenam sua força vital
  • incensos de resinas naturais – não mascarar cheiros, não usar químicos

 

E o vazio?

Remova qualquer objecto que não use, que esteja partido ou que não ame. Ao remover essas coisas, a energia crescerá e preencherá o espaço vazio na divisão. O que criará uma sensação de paz e calma que convidará seus sentidos a abrirem-se e fluirem mais facilmente. Pode sentir-se mais confortável com mensagens intuitivas para dar um salto de fé.