9 Passos essenciais para praticar Feng Shui

Praticar Feng Shui, seja a observação ou acção consciente no espaço, pode delinear-se por 9 passos essenciais – veja quais!

PASSO 1: Saber o que quer 

Comece por se focar numa dada área ou tema concreto.
Praticar Feng Shui implica fazer uma coisa de cada vez. Enfim: não queira “tratar” de tudo ao mesmo tempo.

PASSO 2: Localizar os pontos a trabalhar 

Depois, defina quais as áreas que estão mais directamente relacionadas com as questões-chave, que quer resolver na sua vida.
Estes pontos específicos relacionam-se com as várias áreas do Bagua.

PASSO 3: Criar espaço para o chi fluir 

Ou seja: criar canais de fluxo, através dos quais o chi flua pela casa alimentando todas as divisões de igual forma.
Para conseguir esse fluxo, é importante remover mobília ou objectos que estejam a mais e arranjar janelas ou portas que não abram, por exemplo.

PASSO 4: Repintar, reparar, renovar 

O Feng Shui reconhece que “pequenos problemas” podem ter um grande impacto na sua vida. Assim sendo, uma casa bem conservada terá sempre um chi mais saudável e vigoroso do que uma habitação onde as tarefas de manutenção se acumulam. Como vê, praticar Feng Shui significa literalmente arregaçar as mangas e trabalhar o seu espaço.

PASSO 5: Limpar a desorganização 

Na maioria dos lares, o principal problema de Feng Shui é a desorganização.
Infelizmente a desorganização bloqueia o fluxo de chi pelo espaço, tornando-o pesado, letárgico e preso ao passado. Sem dúvida que a desordem torna difícil a limpeza, logo é algo a trabalhar.

PASSO 6: Usar materiais naturais 

Sempre que possível, deverá substituir o conteúdo da casa por materiais naturais. Por exemplo, opte por cortinas de algodão, bambu, móveis de madeira, carpetes de lã, etc. O chi dos materiais naturais é muito mais saudável e completo do que o dos materiais sintéticos.

PASSO 7: Praticar Feng Shui com intenção 

Para muitos, esta é a parte mais divertida. Isto, porque agir com foco e intenção, no tempo e espaço adequados e usando símbolos pessoais é a parte do Feng Shu mais criativa. Assim sendo, ao chegar a este ponto irá praticar Feng Shui usando a sua criatividade e também divertindo-se mais!

PASSO 8: Trabalhar em si, bem como na casa 

Praticar Feng Shui é como tratar da “acupunctura para a casa”. Isto, porque esta prática abre, ajusta e equilibra o fluxo de chi através do espaço.
Assim sendo, se não cuidar de si própri@, tanto emocional como fisicamente, será mais difícil experimentar e apreciar os benefícios da prática do Feng Shui.

PASSO 9: Avaliar os resultados 

Para terminar, é importante saber reconhecer os resultados. Ninguém pode prever exatamente quais os resultados da prática do Feng Shui. Aliás, quando a acção pelo Feng Shui parece provocar uma ruptura ou fim de um relacionamento, trabalho, ou situação, muitas vezes é porque alguém ou algo ainda melhor está na iminência de aparecer ou concretizar-se. Assim sendo, seja honest@ e faça a sua avaliação.

Hora de começar a praticar Feng Shui na sua casa! Já sabe: a mudança começa também em si!

Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Curso de Feng Shui no IMP