Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Curso Lugar Simbólico

O Feng Shui?

Afinal, o que é o Feng Shui? Em poucas palavras, podemos dizer que: o Feng Shui é uma arte ancestral, cujo objectivo é estudar, observar e intervir no fluxo de chi, que é gerado pelas energias do céu e da terra.

Para começar, uma das observações fundamentais do Feng Shui é a forma como este fluxo energético condiciona os locais. Por exemplo, certamente já notou que há locais onde nos sentimos naturalmente confortáveis e em segurança; enquanto noutros, só queremos passar ou fugir, certo?

Feng Shui quer literalmente dizer vento e água, que são dois poderes fluidos da natureza. Ambos os elementos mudam constantemente a paisagem através da erosão. É um facto que hoje sabemos mais sobe isso , graças à ciência. Contudo, o Feng Shui é uma arte milenar e há registos de utilização da sua base cosmológica, desde há cinco mil anos. Sendo até possível ir até mais atrás, até oito mil anos atrás!

O Feng Shui nasce da observação do exterior

Na antiguidade, todas as culturas procuravam os melhores locais para se instalarem, os melhores sítios para construírem os templos, montarem as casas e até as campas. Nesse sentido, e de alguma forma, todas as culturas têm uma forma de Feng Shui. Obviamente que foi sendo adaptado ao contexto cultural, geográfico e temporal de cada povo. Todavia, podemos ver o Feng Shui como um conhecimento primordial de observação do mundo natural. Isto é: uma ferramenta para procurar os locais mais seguros para viver e prosperar. Quanto à adaptação desta arte ao interior das casas, isso já é relativamente recente, tendo cerca de 200 anos.

Neste sentido, o Feng Shui é sem dúvida um conceito intercultural de tempo e de espaço. É uma arte que serve uma necessidade básica do ser humano, que é a procura de segurança. Resumindo: o Feng Shui propicia o encontro do melhor local.

Quais são as características dos melhores locais?

Mais do que perguntar “o que é o Feng Shui?”, importa perceber quais são os melhores locais.

No Feng Shui, são locais onde há protecção nas costas e uma boa vista. Simplificando: ter uma elevação ou montanha atrás e água na frente. Na prática, se observarmos em termos urbanísticos, os mais ancestrais aglomerados humanos, veremos que as cidades mais prósperas tinham algo em comum: elevações atrás e água pela frente. Acredite, esta característica é observada pelo mundo inteiro e independentemente dos pontos cardeais e é uma condição vital e transcultural humana.

Na cultura oriental, estas observações foram codificadas como o sistema ancestral do Feng Shui. Mais tarde, com o final da Dinastia Imperial Chinesa, este conhecimento transbordou para fora das fronteiras chinesas.

 

Adaptado de aColecção Casa Simbólica, Volume 1, de Sofia Batalha