Uma Casa Feliz

Coleção Casa Simbólica

Um Lugar Feliz

Pequeno Livro da Imanência

Feng Shui e Fertilidade

Há uma profunda relação entre Feng Shui e fertilidade. Afinal, a arte de harmonizar espaços é usada em várias vertentes da vida humana. Por exemplo, para ganhar mais reconhecimento no trabalho, para desbloquear relacionamentos ou até para potenciar a saúde.
Assim sendo, quando se tenta conceber o Feng Shui pode ser uma ferramenta de incentivo à fertilidade.

Obviamente que a fertilidade é uma algo extremamente delicado, podendo ser afectada muito facilmente e por diversos factores. Assim sendo, quando falamos de fertilidade e Feng Shui, não dizemos que este substitui cuidados médicos, ok? Contudo, pode ser, sim, uma camada extra nesse sentido. Ou seja, através do Feng shui poderá criar um ambiente mais equilibrado e harmonioso, estimulando assim a concepção.

Neste sentido, o Feng Shui é muito poderoso a remover bloqueios no ambiente, assim como no fortalecimento da energia pessoal dos habitantes, equilibrando o Chi das várias divisões da casa.
Quando se trata de relacionar o Feng Shui e fertilidade é necessária uma abordagem holística, onde nada é esquecido.

Obviamente que esta abordagem não faz milagres, mas pode criar um ambiente positivo, propício para os milagres acontecerem.

 

Feng Shui no quarto:

Quando falamos de fertilidade, o quarto é a divisão da casa mais importante. Assim sendo, no quarto de dormir há muitas coisas que se podem fazer para equilibrar e fortalecer o fluxo de energia neste espaço vivo.

Para começar, as camas nunca devem partilhar a mesma parede da porta, seja da casa de banho ou da cozinha. Objetos como a televisão, ou computadores não devem estar no quarto. Da mesma forma, evite também ter no quarto espelhos e equipamentos de exercício. Deste modo, descanso e romance devem ser as únicas actividades da divisão.
Relativamente ao espaço debaixo da cama, este deve encontrar-se livre, se tentam conceber. Isto é, deve estar livre da desordem, mas não precisa de o limpar em demasia.
Quanto ao tipo de iluminação, em cima da cama é importante evitar candeeiros demasiado grandes ou pesados, assim como um ventilador de tecto. Além disso, é de evitar elementos muito pesados e escuros em cima da cama.
Além disso, durante o tempo que tentam engravidar, a cama não deve ser movida.

Quanto ao chamado “chi cortante”, que se refere a todos os cantos que fazem pontas afiadas, (desde paredes, vigas ou móveis), é importante que seja amenizado. Assim sendo, é importante eliminar este chi demasiado rápido e que é potencialmente perigoso. Tudo, porque este tipo de energia destrutiva traz impedimentos e má sorte aos que vivem na casa.

A par disto, recorde-se que as plantas devem estar bem cuidadas. Deste modo, as que estão doentes ou sem vida devem ser libertadas.

Também é importante manter a energia da casa “calma”. Nesse sentido, é melhor adiar remodelações ou iniciar outros projectos grandes se está a tentar engravidar.

 

Quanto ao Bagua:

Colocar em zonas especificas do Bagua símbolos de fertilidade, concepção ou família pode ajudar a potenciar o desenrolar do processo. Aliás, mais especificamente, existem alguns itens tradicionais do Feng Shui ou elementos de decoração, definidos como Curas para a gravidez. Aqui ficam alguns exemplos: estátuas ou imagens de elefantes, coelhos e/ou cegonhas, mas também de frutas, tais como a romã.

Se tiver um jardim ou quintal, pode optar por outra técnica que para aumentar a fertilidade, plantando uma árvore de fruto. Desde a antiguidade, que as árvores que geram frutos são um símbolo de fertilidade. Nestes tempos, acreditava-se que quanto mais fruta a árvore produzir, maior a fertilidade.

De um ponto de vista mais profundo, é importante trabalhar a casa em função do ciclo feminino. Deste modo, irá perceber onde possa haver bloqueios à concepção. Por outro lado, é importante clarificar a simbologia pessoal de fertilidade, concepção e família, para potenciar a materialização de uma gravidez.

 

Feng Shui da Maternidade na Revista Pais&Filhos

Mais artigos relacionados:

Caderno de Feng Shui da Maternidade