Feng Shui e Sagrado Feminino?

O conceito e método de Feng Shui Feminino®, criado pela Serpente da Lua®, é uma abordagem única e pioneira que une os conhecimentos corporais e cíclicos dando-lhes um novo significado no âmbito da casa.

O que é o Feng Shui Feminino®?

É uma tomada plena de consciência das nossas crenças e símbolos, e de como povoam, decoram e convivem na casa.

O Feng Shui Feminino® pretende ligar os ancestrais ciclos femininos com a vivência diária da casa e os ciclos lunares.

Esta abordagem feminina utiliza a força instintiva do ciclo menstrual de cada mulher, o seu ritmo pessoal, otimizando a sua relação com a casa e a vida.

Para acompanhar esta abordagem tem vindo a ser desenvolvida uma leitura feminina ao bagua, que incorpora as várias camadas de interpretação inerentes a este método (ver Notas de Feng Shui Feminino®).

Qual a origem desta abordagem?

É um facto indiscutível que o Feng Shui (FS) está na moda. Os ensinamentos orientais de há 3 mil anos ultrapassaram fronteiras e espalharam-se pelas culturas ocidentais, abundando em livros, programas de televisão, revistas, etc.

A ideia de que o espaço à nossa volta influencia a forma como nos sentimos é cada vez mais aceite e posta em prática, tanto por particulares como por empresas.

No meio deste fenómeno, o Feng Shui foi sendo sentido e adaptado, recriando uma nova abordagem – O Feng Shui Feminino®.

Como professora e consultora de Feng Shui e depois da experiência da maternidade, fui desvendando uma nova forma de olhar para o Feng Shui, tornando-o mais intimista, mais significativo e mais próximo.

Porquê Feminino?

O Feng Shui Feminino® ajuda-nos a buscar este alfabeto interno, o qual, quando é materializado, faz mais sentido para a pessoa e é aplicado com melhores resultados.

E porquê Feminino? Porque ao contrário do que possamos pensar, o Feng Shui não é apenas espaço, é também tempo. E, neste aspecto, as mulheres são exímias representantes do tempo, através dos seus ciclos mensais. O seu relógio interno espelha-se também no ciclo da vida e, ao longo de um mês, o Feng Shui Feminino® ajuda-nos a ir percorrendo as várias áreas da nossa vida, bem como a redefini-las.

Claro que o termo feminino foi escolhido pois esta abordagem tem por base a ligação aos ciclos corporais e energéticos femininos. Não sendo uma técnica específica para mulheres, o que é facto é que o termo parece exclusivo.

Para que serve?

Este método aprofunda as áreas de intervenção e acção na casa e nos habitantes, dando ênfase à sobreposição do espaço e do tempo como ferramenta de cura disponível através do nosso espaço privado.

No fundo, trata-se de um processo de auto-conhecimento, uma pesquisa interna profunda, através do Feng Shui da casa. Isto porque tudo o que temos em nossa casa faz parte da nossa própria simbologia (única e irrepetível), mesmo sem que o saibamos.

O Feng Shui Feminino® surge como uma área profunda e original que alia os ciclos lunares e os ciclos femininos ao Feng Shui.

Como fazer?

FS Feminino® pode ser praticado individualmente ou em grupo. O poder de materialização da partilha é profundo e enriquecedor. É importante explorar, expressar e desenvolver as nossas experiencias.
Os círculos femininos ajudam no desenrolar do processo, ao explorarem os arquétipos e padrões da viagem da nossa vida.

Ao trabalhar a nossa casa através do FS Feminino® sanamos e celebramos a energia feminina. Este empoderamento e incorporação total do qi Yin é tanto o caminho como o objectivo, explorando conexões individuais, simbologias, crenças e mesmo a nossa própria espiritualidade.

O FS Feminino® é uma prática com raízes na experiência individual, na nossa experiência diária de ser mulher. É uma proclamação activa da nossa interconexão com a natureza, apreciando a sacralidade do corpo feminino, vivendo em profundidade os nossos ciclos e criando os nosso próprios rituais.

Lunário Menstrual

reconhecer o ritmo pessoal

quero saber mais!

Energia Feminina

ebook da Serpente da Lua®

quero saber mais!

Inscrevi-me no workshop de Feng Shui Feminino por um objectivo “racional”: adquirir ferramentas para melhor a minha intuição! Como somos seres inteiros, e neste workshop nos relacionamos precisamente com essa integralidade, encontrei isso e bem mais. Encontrei entrega, enraizamento e a autoridade de quem partilha aquilo que vive. Encontrei um caminho para a Intuição que nos vem da ligação ao corpo e à casa-corpo: o espaço que nos envolve e protege e, assim, se torna uma extensão do ser. Já conhecia a Sofia e sabia ter muito a aprender com ela. E continuo a aprender :) Grata Sofia! E grata a todas as mulheres que partilharam as suas experiências, e tornaram a existência mais rica e verdadeira!

Cláudia Carvalho

Consultora de Feng Shui

O FS Feminino® é uma forma de reconhecer e materializar o sagrado no nosso dia a dia.

Vivemos num campo de qi, vivo, invisível e universal. Para melhor lhe acedermos temos de refinar a nossa simbologia e cultivar o espírito.
Apesar dos constantes afazeres diários, estamos inevitavelmente destinados a (re)encontrar o mistério na nossa vida.

Aprenda a desvendar a linguagem da Casa.

Venha descobrir como a harmonizar e conhecer melhor!

Com uma noção clara do nosso simbolismo pessoal agimos mais poderosamente no contexto físico da nossa casa e na vida.

Obrigada Sofia pelos momentos que nos proporcionaste. O workshop foi fantástico e aprendi muitíssimo. É como o sábio Universo o tivesse colocado no momento certo na minha vida. Além de me ter feito imenso sentido, ajudou-me a entender e a resolver processos interiores que estavam pendentes! Espero que mais mulheres aceitem este desafio, pois além de ser uma experiência única, muitas deveriam reconectar-se com a sua energia feminina para voltarem a ter o equilíbrio que tantas vezes procuram nos sítios errados.

Sofia Logo Cera

Consultora de Feng Shui

A introdução do Feng Shui na minha vida foi um acaso, mas como acredito no Destino dei início a um novo ciclo da minha vida.
Com a percepção do Feng Shui muitas coisas começaram a ter sentido mas com o Workshop Feminino as alterações em mim e na minha vida foram evidentes.
Tenho que agradecer à Sofia o modo de ensinar, estar, fazer-nos perceber e entender os sinais da nossa casa e do nosso corpo. A componente feminina faz-nos ver e observar as coisas de modo diferente. Hoje estou mais desperta.
Foi um marco na minha vida e dos meus que nunca vou esquecer…Espero ter notícias em breve

Patricia Rolim

O teu workshop Feng Shui Feminino foi inspirador, deu-me luz, energia e vontade de “trabalhar a minha casa”. O nosso grupo foi fantástico, momentos intensos de partilha e de emoção.
O “trabalho” em barro também foi uma experiência fantástica!…
Obrigada por partilhares, Sofia! Gostei muito e continua o teu excelente trabalho.

Paula Margarido

Consultora de Feng Shui

Para saber mais sobre esta abordagem explore os seguintes artigos:

Corpo, casa e criatividade

Desde tempos imemoriais que as mulheres promovem, através da estabilidade e conforto da casa, um sentido de comunidade e família.

Os Ciclos de Tempo

O Feng Shui não analisa somente o espaço físico. A passagem do tempo é também objeto de estudo e interpretação.

Intuição e o Corpo

A abordagem intuitiva do Feng Shui é física, pois usa todo o corpo como ferramenta de análise e interpretação.

O Ninho

Nós mulheres somos especialistas em criar espaço sagrado à nossa volta, quer tenhamos essa consciência quer não.

Simbologia Pessoal

Desde o início da história que a simbologia é uma compulsão humana.

Espaço Físico e Espaço Emocional

Pessoas diferentes ocupam espaços emocionais distintos num mesmo espaço físico.

Simbologia Pessoal

Desde o início da história que a simbologia é uma compulsão humana.

O Exterior

O Feng Shui começou como uma observação directa da Natureza.

Mãe ~ Casa

Viver e compor uma casa é uma das formas primordiais de expressão e desenvolvimento pessoais.

Abordagem Feminina ou Masculina?

O Feng Shui teve o seu início há mais de 5 mil anos na China.

Yin

Na Sociedade Ocidental, extremamente yang, e orientada para a produção, todos somos avaliados e julgados pelas nossas ações no mundo exterior.

Trabalhar a casa na Menstruação

Trabalhar e reconhecer o espaço como um poderoso veículo de mudança ajuda para experienciar e materializar estas ondas de libertação.

Como posso saber mais?

Há três formas de começar a experiênciar o poder deste método na sua casa, corpo e vida.

Através da palestra de divulgação, do workshop ou de consultas.

Foi o ano da 1ª edição

Palestras de divulgação de Feng Shui Feminino®

Edições do Workshop de Feng Shui Feminino®

Mulheres já usufruem desta prática

Workshop de Feng Shui Feminino®

Introdução ao conceito e vivência de Feng Shui Feminino®, através de uma abordagem teórico-prática.

Num grupo pequeno e intimista, iremos construir um espaço genuíno de partilha e de troca de experiências, tendo como inspiração a perspetiva xamânica da mulher e os eternos ciclos da vida (gravidez, menopausa, menstruação, ciclos da lua, etc).

Pretende-se que cada participante mergulhe profundamente em si, orientado pela sua intuição e experiências pessoais, até alcançar e recriar o seu próprio simbolismo.

Um simbolismo único, verdadeiro, com o qual se consiga conectar aos vários lados da sua vida…
Serão dadas ferramentas de insight para melhor usar a sua casa como forma de auto-conhecimento.

São 2 fins de semana para mergulhar na simbologia da casa e na sua relação com os ciclos naturais, lunares e femininos.

Destinatários

Os workshops de feng shui feminino®, feng shui lunar, maternidade e sexualidade são organizados exclusivamente pela Serpente da Lua e o seu público alvo são pessoas que queiram incorporar o feng shui como uma ferramenta de auto conhecimento para uso pessoal, podendo também ser uma óptima adição à formação de um consultor.

Programa

Pretende-se que o workshop seja experiencial e prático.
Temas a desenvolver:

Nas duas primeiras sessões:

  • O feng shui e a abordagem intuitiva
  • Auto-retrato e desenho da planta
  • Yin/yang – abordagem feminina e abordagem masculina
  • Espaço emocional e espaço real
  • Anatomia de uma casa
  • A casa como símbolo pessoal
  • Introdução aos ciclos lunares e femininos – a sua interligação com o Bagua
  • O Bagua sector a sector (Gua 5) – ferramentas para conhecer em profundidade a energia de cada sector

Nas duas últimas sessões:

  • O Bagua sector a sector (Gua 1, Gua 2, Gua 3, Gua 4, Gua 6, Gua 7, Gua 8, Gua 9)
Objectivos
  • Dar a conhecer o Feng Shui enquanto arte intuitiva.
  • Interligar os conceitos de Feng shui com o corpo, a casa e os ciclos.
  • Conhecer, aprender e recriar a simbologia individual de cada participante através do contexto do Feng Shui. Pela da expressão individual de cada um criar o nosso Bagua pessoal.
Palestra de Divulgação

Nesta Palestra são abordados os fundamentos teórico-práticos do método do Feng Shui Feminino®. Com base em casos práticos e reais serão dados exemplos do raio de ação desta abordagem.

Neste momento não existem palestras agendadas.

Feng Shui através dos ciclos naturais.

A sua casa é o espelho da sua Alma.

Estou profundamente agradecida pela possibilidade de participar nesta partilha de vivências que a todas nos faz crescer.
Este Workshop desperta-nos para a nossa existência. Para o papel que os nossos pensamentos, as nossas crenças e emoções desempenham na nossa vida e os acontecimentos que desencadeiam.
Para as mensagens e sinais que nos escapam quando vivemos adormecidos e para a importância da intenção no processo de mudança. Para a possibilidade de uma existência mais sentida e pensada.

Margarida Farrajota

Arquitecta

Eu é que agradeço muito a partilha que me permitiste.
Estes dias neste grupo, de que gostei muito também, foi, para além da descoberta da ‘ponta do iceberg’ do feng shui, sobretudo mais uma pouco da descoberta de mim. O percurso à procura de quem eu sou, é um percurso que iniciei há pouco tempo e que me tem trazido sempre boas experiências e grande crescimento. Estes dias foram isso momentos para aprender e crescer, para apreender mais um trilho que me levou e levará  a conhecer um pouco melhor. Obrigada!

Isabel Worm

Arquitecta

Eu, cada vez mais, acredito que não há acasos nas nossas vidas, ou seja, eu fui parar à tua apresentação do curso em Maio deste ano porque tinha que ser! O tema sobre Feng Shui Feminino despertou-me logo a atenção assim que li a informação.
O workshop foi muito positivo, revelador de várias áreas da nossa vida e uma ferramenta muito útil para utilizarmos para o nosso bem estar! Parabéns e obrigada!
Gostei muito de te conhecer e foste uma pessoa muito importante para mim este ano! Obrigada pela tua busca que se traduz na riqueza dos teus conhecimentos!

Stella Madeira

 Quero uma Consulta de Feng Shui!

Poderá agendar a visita à sua casa ou fazer uma análise de planta.
Há consultas individuais ou de casal. De mudança ou de maternidade, é só escolher a sua!

Quando me inscrevi, nesta workshop/partilha apesar de saber intuitivamente,  que para mim, teria um enorme alcance, não tinha consciência exacta do que seria. E presentemente ainda não tenho. Ao longo das horas fui sentido, um desabrochar de algo muito forte e consistente. Como de uma certeza e confirmação se tratasse. A partilha é intensa. Vai muito além, das paredes, dos canos,  das rachas e do bolor, que podemos observar, a olho nu do espaço que habitamos.  A Sofia, de modo extremamente assertivo, pragmático, intuitivo, diria mesmo: cirúrgico. Guia-nos e ensina-nos a fazer essa observação, de um modo muito mais profundo e sensitivo. A dado momento,  parece surgir um vórtice de luz, que nos guia para dentro de nós-próprias. Começamos a sentir o espaço, como o nosso próprio corpo:  com coração, músculos, ossos, pele, medos, desejos, características, zangas. A relação connosco-próprios e do mundo que nos rodeia, torna-se transparente. Tudo é  espelhado e materializado no exterior. Se tivesse de dar um nome a esta workshop, chamar-lhe-ia: “A viagem “, ao nosso mundo. Ao nosso mundo factual.
Estou eternamente grata, por esta partilha.
Agradeço-a,  especialmente à Sofia. por cada palavra, por cada vírgula que proferia, traduzia todo o seu profundo trabalho, presença e integridade.
Agradeço a todas as mulheres presentes: a maturidade e transparência. Agradeço-me a mim, por ter aceite este desafio.

Margarida Gonçalves

Outras abordagens da Serpente da Lua®:

Feng Shui do Ciclo Lunar

Explore este método baseado nos ciclos lunares.

quero saber mais!

Feng Shui da Maternidade

Explore o processo de maternidade.

quero saber mais!

Feng Shui e Sexualidade

Explore este método da casa/corpo.

quero saber mais!

Feng Shui Simbólico

Explore este método intuitivo.

quero saber mais!