Sofia Batalha, a autora

Coleção Casa Simbólica

Uma Casa Feliz

Curso Lugar Simbólico

Quem se começa a interessar por Feng Shui entra num vortex de arrumação quase compulsiva!
Muitos dos artigos ou livros de introdução a esta ancestral arte chinesa focam-se muito na arrumação. “O feng Shui gosta de tudo arrumado”, “Para controlar a sua vida tem de controlar a sua casa”.

Como em tudo na vida tem de haver um meio termo.

Uma casa constantemente hiper arrumada não é necessariamente sinónimo de uma vida feliz e estruturada ou de “bom feng shui”. Muitas vezes o excesso de organização é um produto do contrário, ou seja, a casa é o único local onde se consegue controlar e organizar, ficando a mente e a vida um pouco à deriva. Um excesso de controle sobre o conteúdo do espaço privado pode potenciar uma grande dificuldade relativamente à mudança por exemplo.

Tudo o que cristalize e ou bloqueie o espaço, seja o excesso de coisas, seja o excesso de arrumação e limpeza, não está em harmonia, potenciando desequilíbrios na vida dos ocupantes.
Numa casa em movimento e vivida não há nada bloqueado ou crónico. O que é completamente diferente de desarrumações ou acumulações bloqueadas, ou seja, sem fluxo possível.
A palavra chave é mesmo excesso. Tudo o que está em excesso condiciona, bloqueia e altera a harmonia das restantes vibrações. Uma parte da leitura de uma habitação é feita em função da interpretação desse excessos (caso existam), excesso de arrumação ou excesso de desarrumação.
Cada casa tem o seu fluxo e o seu padrão de vibração além de conter os caminhos de todos os habitantes. Uma leitura nunca pode ser desprendida de todas estas influências.

Claro que com isto não quero dizer que não se deve arrumar e organizar a casa! Cada um deve encontrar o seu próprio equilíbrio (o que não é necessariamente fácil numa casa com vários habitantes).

A nossa casa é a nossa história e deve ser vivida e transformada em função dos vários passos da nossa jornada pessoal.
Fluir com ela, respeitando o tempo cíclico pessoal, é fundamental para a experiência da mutação e transformação através da casa e da vida.

É importante recordar que todos os textos são generalistas, pois o equilíbrio é pessoal!